Ganho de peso na gestação
- Camila Pinheiro

- 23 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Então... estamos grávidas, para algumas há um medo absurdo do ganho de peso, outras acham que é o momento de chutar o balde, algumas se preparam muito para esse momento, outras são pegas de surpresa e ai quando descobrem, tudo o que fizeram antes sem saber da gravidez está na mão de papai do céu. Enfim, a maioria chega ao meu consultório querendo uma alimentação saudável para o bebê e claro, que as ajude a manter um ganho de peso ideal durante a gestação. Felizmente isso é possível e ideal, além de fazer com que esse momento seja mais agradável e confortável.
Não é porque a mulher passará por uma fase com um barrigão que ela deve desleixar e deixar o peso vir com força total, né?! Além do que nenhuma mulher quer se olhar no espelho e ter a sensação de que não vai conseguir ter o seu corpo de volta, aí vem o chororô... Principalmente porque isso pode gerar alguns problemas para a gestação. Ganhar muito peso e em tão pouco tempo não é saudável, assim como perder também não é. E nem vem com essa história de querer emagrecer que não está na hora disso!
IMPORTANTE!!! Mulheres previamente obesas não devem tentar fazer dietas muito restritivas durante a gravidez. O objetivo da gestante com sobrepeso não é emagrecer, mas sim manter o seu ganho de peso gestacional dentro da faixa indicada. Se você não emagreceu antes, não será agora, grávida, que deverá fazer isso.
Caaaalma mamães, na maioria das vezes, o corpo volta! E não é uma missão impossível fazer isso, uma alimentação balanceada aliada a prática de exercícios físicos orientados e quando liberado pelo médico, ajudam a manter o ganho de peso ideal durante e após a gestação. Manter a média de ganho de peso ideal traz muitos benefícios como: bebê com peso normal e saudável, evita inchaço, menor chance de ter pré-eclâmpsia, de desenvolver diabetes gestacional, estrias ou hemorroidas, leva a um parto normal mais fácil e sem complicações, além de ser mais fácil voltar ao peso habitual depois do parto.
Mas atenção! O ganho de peso depende muito do peso pré-gestacional da mulher, então o ideal é se preparar para esse momento levando uma vida saudável.
Beijoooss da nutri!























Comentários