top of page

Vamos falar sobre apojadura?

apojadura a descida do leite no pós parto

Esse nome esquisito é de um processo que causa muita insegurança e dúvidas em muitas mamães e por isso é importante esclarecê-lo.Após o nascimento do bebê

(independente do tipo de parto), é comum ouvirmos frases como “meu leite não desceu” ou “não tenho leite” ou “só sai um pouquinho de líquido amarelo”. A primeira coisa a ser esclarecida é que isso é TOTALMENTE NORMAL! Após o parto, o principal produto gerado pela mama é o COLOSTRO, que é esse líquido amarelo ao qual as mamães se referem. O colostro É UM TIPO DE LEITE MATERNO, o primeiro a ser produzido logo nos primeiros dias pós parto. Esse líquido é suficiente para suprir as necessidades do bebê, mesmo quando parece estar saindo em pouquinha quantidade. O colostro é bastante rico em proteínas, especialmente as que têm função de defesa do organismo, ou seja, é muito importante para a proteção imunológica do bebê (por isso algumas pessoas dizem que essa é a “primeira vacina” do bebê).

É importante entendermos que o seio materno é uma FÁBRICA de leite, e não um DEPÓSITO. Isso quer dizer que, basicamente, a produção do leite materno vai ocorrer de acordo com a demanda, ou seja, quanto mais o bebê for colocado no peito para mamar, mais a mãe vai produzir leite. Dito isso, já podemos tranquilizar as mamães quanto aos primeiros dias pós parto, certo? Conforme o bebê for sugando o peito, o organismo da mãe vai sendo estimulado a produzir leite, até que ocorre o “fenômeno” que chamamos de Apojadura, que é quando ocorre a “descida efetiva” do leite, quando é possível ver os jatos de leite saindo da mama, com um líquido de cor e cheiro característicos do leite que a gente conhece. Esse “grande evento” costuma ocorrer por volta de 4 a 5 dias após o parto.

Mas atenção!! Essa é uma MÉDIA, uma estimativa, não quer dizer que ocorra para todas as mamães da mesma maneira, ok? Algumas mulheres demoram um pouco mais para perceber essa descida, especialmente em casos de cesárea eletiva, outras relatam que ela ocorreu logo após o parto e outras ainda contam que não perceberam exatamente quando isso aconteceu. Por isso é importante que haja tranquilidade nesse momento, até porque a produção de leite é inibida pelo estresse e, vamos combinar, já tem novidades demais acontecendo nesse período e exigindo adaptação, esse não precisa ser mais um motivo de ansiedade, não é?

Também é importante lembrar que, mesmo antes da “descida do leite”, NÃO É NECESSÁRIO DAR FÓRMULA INFANTIL (leite artificial) PARA O BEBÊ, pois o colostro se encarrega de fornecer os nutrientes necessários e garantir tudo o que o seu pacotinho de amor necessita em termos de alimentação.

Na fase da apojadura, os seios podem ficar inchados e doloridos, causando certo desconforto, mas quando o bebê for mamar, realizando a pega correta, a mãe vai sentir um alívio após a mamada. É importante esclarecer também que a apojadura é um fenômeno FISIOLÓGICO, e que não deve ser confundido com empedramento do leite ou mastite, complicações comuns durante a amamentação.

O mais importante é ter calma, paciência e manter uma boa alimentação e hidratação da mãe. Além, é claro, de colocar sempre o bebê para mamar no peito, estimulando assim a produção do leite.

Se você, mamãe, está tendo dificuldades nesse processo ou tem dúvidas a respeito, precisa de orientação ou alguma forma de ajuda, procure um profissional da saúde para te aconselhar nessa jornada, especialmente o Banco de Leite Humano. Procure também um nutricionista materno infantil para te ajudar a cuidar da sua própria saúde e garantir os nutrientes necessários para você e seu bebê, proporcionando ainda mais sucesso no pós parto e amamentação.

Se você tiver dúvidas sobre como proceder nesse período, marque uma consulta com nutricionista!

Telefone para agendamentos: (21) 22661475 ou 22665660

Ou marque diretamente pelo site: www.nutricamilapinheiro.com

Rua Camuirano, 25 - Botafogo

Segundas e Sextas: 09h às 18h

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Instagram
bottom of page